quarta-feira, 18 de março de 2009

E a educação?


A família é a base da sociedade, mas é a educação que leva um país ao pleno desenvolvimento. Desnecessário eu utilizar este espaço somente para enumerar todos os fatores que determinam a educação como prioridade em nosso país e, principalmente, em nosso grandioso estado bandeirante. Mas vou falar de outra coisa. Falarei de avaliações. Segundo dados do Idesp (índice de desenvolvimento da educação de São Paulo) as notas da escolas públicas paulistas ficaram, na média, abaixo de 4. Acreditem!!! Abaixo de 4!!! Numa escala que vai de 0 a 10, o estado mais rico, que mais produz e que tem a maior população do país possui um desempenho lastimável em seu ensino público. Para mim, um sistema de ensino avaliado abaixo de 4 não é ensino, é desinformação, é emburrecimento institucionalizado, é a propagação da ignorância com a chancela do governo. Mais detalhes podem ser vistos no link http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/18/ult105u7742.jhtm


Estamos com o nível de ensino abaixo de vários estados do nordeste, onde já sabemos, as condições econômicas são bem menos "afortunadas". Então o que acontece? O governo sequer pode usar a desculpa do governo anterior, pois há quase 16 anos está no controle do Estado. Então o que acontece? (pergunto novamente). Cito um exemplo que acho admirável. Coréia do Sul. Até trinta anos atrás, a Coréia do Sul era um país de nível praticamente africano e hoje possui um parque industrial moderníssimo, seus produtos são conhecidos no mundo inteiro graças à altíssima qualidade (quem não tem algum aparelho Samsung, LG, Hyundai?). Mas o que aconteceu por lá nos últimos trinta anos? Respondo. Investimentos maciços em educação. Maciços mesmo. Algo do tipo: vamos erradicar a burrice do nosso país. E onde está a Coréia hoje? Está maravilhosamente bem. O nível de qualidade dos seus produtos em nada perdem para os alemães e japoneses (na minha opinião, os melhores do mundo). Em média, um trabalhador coreano tem quinze anos de ótimo ensino. E o brasileiro, nove (nove anos de um ensino de merda). Talvez nossos governantes devessem fazer uma excursão para a Coréia, exercitar a humildade e aprender alguma coisa.

1 comentários:

Unknown disse...

Tá vendo, vamos enviar o Lula para a Coréia do Sul para fazer um "benchmarking" hahaha Ótima idéia! Vc deveria enviar uma carta com esta sugestão, carta não, que é coisa do passado, envie um e-mail!
Bjos